A minha experiência com a Lusitec

Desde que tenho o blog recebo algumas mensagens/e-mails onde referem que querem aventurar-se no WordPress, e sempre que o fazem, questionam os serviços da Lusitec e devido a isso decidi após um e-mail, responder a algumas perguntas frequentemente recebidas. E falarei da minha experiência de 1 ano com a Lusitec e sobre os meus serviços.

Eu nunca tive um blog antes e depois de uma tentativa falhada de o ter gratuitamente decidi que o melhor seria investir em algo que fosse verdadeiramente meu. Conheci a Lusitec muito antes de a mesma ser “publicada”. Conheci os serviços através de uma blogger e investiguei, pedi algumas informações e pedi que fizessem-me um orçamento e avancei com este sonho.

Adquiri assim o Plano Intermédio, com 10GB de espaço, possibilidade de ter 3 domínios, tráfego ilimitado, SSL de oferta e ainda acesso a ferramentas como o CPanel. Comprei o meu domínio (carolinafranco.pt) e em 2-3 meses tinha o template pronto (feito pela empresa também) e podia começar a publicar.

Desde o princípio, o atendimento e a disponibilidade para esclarecimento de dúvidas sempre foi excelente! Algo que deixou-me ainda mais agradada com a empresa foi o suporte 24/7. Há quem diga que às 4 da manhã não se vai necessitar de nada mas posso garantir-vos o contrário. Já necessitei. Atenderam-me na hora e resolveram o problema. A Lusitec, também disponibiliza suporte para além do alojamento/Wordpress. O Adsense é um exemplo, desse suporte adicional. Outro aspecto maravilhoso é a forma como tratam os clientes e estarem sempre prontos a ajudar. O bom de investir numa empresa é que ela te dará o suporte que necessitas quando quiseres.

Quase sempre perguntam-me se já tive algum problema com a empresa e se trabalho para a mesma. A resposta para ambas é não. Eu pago os meus serviços como todos os clientes. Apenas divulgo pois sei que a empresa merece essa divulgação e acima de tudo, porque é açoreana! 😍 Quanto a problemas, porque haveria de ter? Quando são profissionais responsáveis, educados e fazem o seu trabalho, não há margem para problemas.

Acerca de valores — que é uma das coisas que mais me perguntam também —, não posso adiantar muito a não ser que pago 45€ de alojamento e 16€ de cada domínio, anualmente. O que paguei pelo template varia imenso. Não há um valor fixo. Ele é estimado de acordo com os vossos pedidos e exigências.


Passemos então para as várias perguntas que já recebi entretanto. Algo que preciso mesmo referir é que qualquer pergunta — por mais parva que seja —, não devem ter receio de questionar, visto que os profissionais estão disponíveis para vos explicar tudo o que não entenderem. E na Lusitec vão até ao fundo da questão e confesso que estou bem mais dentro do assunto devido a todas as perguntas tolas que lhes coloquei. 😅

Posso continuar com o meu domínio grátis e fazer a migração na mesma?

O WordPress.com é um serviço de hospedagem de blogs (tal como o Blogspot), totalmente gratuito onde os utilizadores podem publicar e ter à disposição alguns temas e funções já incluídas no serviço. As vantagens são muitas mas as desvantagens também. Dentro das desvantagens contamos com a personalização limitada, domínio próprio indisponível, difícil de monetizar, não permite recursos como as dezenas de plugins que o WordPress tem e na maioria das vezes, aos servidores estarem sobrecarregados tornam-se mais lentos.

Em comparação, o .org necessita de um servidor para hospedá-lo porém as vantagens são imensas, como exemplos: plataforma de código aberto, personalização ilimitada, permite instalação de novos temas, tem a possibilidade de instalar os plugins que desejar e controlo total sobre o site podendo customizar tudo. Também há desvantagens como é óbvio, porém a Lusitec encarrega-se das mesmas.

Em suma, ao terem um domínio grátis, seja em que plataforma for, é obrigatório comprarem um próprio para que possam migrar o vosso blog.

Quanto tempo demora até a migração estar concluída? E custo?

O processo de migração normalmente é rápido e fica concluído em 2h, mas em casos excepcionais pode demorar entre 24h a 48h. É totalmente gratuito visto que está incluído no alojamento.

Com a migração perco todos os meus posts, comentários e seguidores? 

Com a migração não há qualquer tipo de perda de posts, nem comentários (em certos casos, poderão ficar desformatados, mas por norma não há esse problema) e já há a possibilidade de manter os seguidores com recurso ao plugin Jetpack criado pelo WordPress.com.

O meu blog ao estar alojado num servidor está propício a estar em baixo mais vezes?

O meu, por exemplo, já ficou várias vezes em baixo, devido a ataques de DDoS através dos comentários. Felizmente, encontraram um plugin potente e agora não tenho qualquer tipo de problema. Não devem culpar os servidores, pois nem sempre são eles os culpados.

Como é feito o pagamento e a renovação dos serviços?

Quando decidirem adquirir algum serviço será-vos enviado um e-mail com os dados de acesso ao my.lusitec.pt (Área de Cliente) e lá têm acesso a todos os domínios, serviços, faturas e Tickets de Suporte (que servem para tirarem dúvidas, pedir ajuda ou pedir um orçamento em vez de mandarem e-mail).

Ao serem novos clientes clicam nas três linhas presentes no canto superior direito, ao qual escolhem “Serviços” e “Encomendar Novos Serviços“. Para comprar alojamento, quando clicarem em “Alojamento de Sites – Linux” aparecerá todos os planos disponíveis e bastará clicar no que pretendem. Para adquirir um domínio basta mudar o tópico da barra superior do canto esquerdo, para “Registar um novo domínio“. Migração de domínio: “Transferir Domínio“.

O pagamento é feito por PayPal, transferência bancária ou Cartão de Crédito. O pagamento por PayPal é sempre mais rápido. Vale também lembrar que, ao já terem um domínio, quando transferirem o mesmo, não terão de pagar novamente (atenção que só se aplica a domínios .pt).

Já recuperaste o dinheiro investido?

Desde o início, alertaram-me para o facto de que, no primeiro ano é muito difícil recuperar o que investimos. Para mim, o feedback dos leitores é uma recompensa enorme! Se ganhar algum dinheiro é um bónus. Já renovei os meus serviços este ano e paguei do meu dinheiro. Se ganhar algum será para investir no blog ou no meu projeto futuro. Entendam que: começar algo por dinheiro não dá certo. Têm de gostar do que fazem e fazê-lo sem pensar no que vão ganhar. E não, ainda não recuperei.

 


A experiência até agora tem sido MARAVILHOSA! São uma empresa excepcional que marca a diferença no mercado pelas melhores razões. 😍 Espero que tenham ainda mais sucesso pois realmente o merecem!

E tenho uma excelente novidade! A Lusitec disponibilizou um código promocional de 10% de desconto para todos os novos clientes. Para quem quiser adquirir e ter vantagem dos 10% basta colocar no my.lusitec.pt, no ato de pagamento, o código carolinafranco. Aviso, desde já, que só é possível usar uma única vez e só se aplica a alojamento.

Share Button

18 Comentários

  1. Fiquei bastante interessada! Quem sabe se no futuro não os contacto!
    Obrigada por este post tão informativo! 😀

    1. Sempre podes contatar para saber algumas informações mas garanto-te que não irás te arrepender. Não tens de quê. Beijinhos 💙

  2. Confesso que estas questões nunca foram uma prioridade para mim, no sentido em que nunca pensei ter um domínio próprio. No entanto, se algum dia me aventurar, acho que já sei a quem hei-de recorrer 😀

    r: Sou suspeita, bem sei, mas recomendo qualquer um deles 🙂
    Muito, muito obrigada <3

    1. Se mudares de ideias já sabes. Beijinhos 💙

  3. Ohn, tão lindos :’)
    Ele é capaz de não te dizer nada porque a carteira não é tão cara quanto isso!

    Finalmente o post. Obrigado, meu bem, por teres sido tão esclarecedora por me pores a fazer pensar mais um bocadinho assunto!!! Acho que vai ser desta que vou ter um domínio!!

    continua com o excelente trabalho <3

    1. E não é cara mesmo. Ele é que faz um bicho de sete cabeças quando as coisas são para ele, porque quando é para mim nem olha para os preços.

      Fazes muito bem! Pensa bem, pois não te vais arrepender. Obrigada querido! 💙

  4. Vou guardar o nome da empresa, quem sabe mais tarde queira arriscar. =)
    Beijinhos!

    1. Deves mesmo guardar. Beijinhos

  5. Espero um dia mudar para eles! Parece realmente um serviço fantástico, e já estou com olho neles à algum tempo. Os 10 GB é que me preocupam… Dá para apagar as fotografias que já não precisamos e que estão a ocupar espaço? No .org não dá, ou pelo menos não sei 😂
    Um dia mudo! (Agora não posso, a faculdade já me põe a carteira leve eheh)
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com

    1. Dá sim. Às vezes carrego imagens que não uso e elimino. Os 10 GB dão perfeitamente. Já tenho o blog vai fazer 1 ano e ainda nem tenho 1 GB preenchido. Trabalho no .org e dá. Talvez um dia consigas. Beijinhos 💙

  6. Super informativo mesmo! Parecem ser uma empresa excelente. Já tinha ouvido falar neles mas gostei de ficar a conhecer melhor 🙂 quem sabe um dia não utilize também os serviços deles!
    Beijinhos querida, bom fim-de-semana <3

    1. É uma empresa mesmo incrível! 😍 Caso decidas depois já sabes. 😉 Beijinhos e bom fim de semana! 💙

  7. Eu já tive imensos blogs (sempre no blogger), mas nada tão sério quanto o meu novo. Após recomendação do blog By Dezassete (btw, li o vosso post de colaboração e adorei!), decidi, pelo menos, adquirir um domínio como sempre sonhei. E qual não foi a minha surpresa ao verificar o valor. O apoio técnico é impecável, respondem-te em minutos e esclarecem qualquer dúvida. Os serviços são extremamente acessíveis e impecáveis, parece-me uma empresa de confiança e ainda bem que os divulgas de igual modo! Que bom conheceres antes de formalizarem, haha. Não considero necessário recuperar o investimento, eu considero isto como algo a longo termo, entendes? Fazes muito bem em investir os teus recursos em algo completamente teu. Após ler tantas vantagens já por alguns anos, eu estou a planear trocar para o wordpress.org a meio deste ano, quando formalizar a minha comunidade. Gostei IMENSO do teu post, esclareceu-me uma dúvida que pretendia esclarecer com eles, no chat, relativa à migração. Após trabalhar e conquistar seguidores, comentários e posts, apesar de consciente que os comentários e posts permanecem, fiquei TÃO CONTENTE por saber que é possível manter os seguidores com o jetpack! Mas, depois pesquisei e descobri que funciona para o .com para o .org, não do blogger gfc… /sad

    AHHHHHHHHH, adorei o post! <3

    Um abraço,
    swacre.

    1. O apoio técnico é mesmo incrível! Não existem quaisquer queixas quanto a isso. Com o GFC não é possível, mas consegues manter os teus seguidores no .org desde que não elimines o teu blog no Blogspot. Vais ver que não te irás arrepender de mudar para WordPress. 😉 Obrigada querida! Beijinhos 💙

  8. Excelente post! Super informativo e de uma forma simples e sucinta, excelente trabalho! Obrigada pela partilha 🙂

    Um beijinho*

    1. Obrigada querida! 💙 Beijinhos

  9. Se não fosses tu eu não tinha mudado, muito obrigada por tudo babe <3 Nem sabes a confiança que transmitiste ao falares sobre a empresa e isso é fantástico, foi o que eu precisei na altura 😀
    Mil vezes que recomendo a Lusitec, não teria mudado se não tivesse sido com ajuda deles

    Beijinhos <3

    1. Não tens de quê. Apenas te falei neles pois sei que são excelentes. Beijinhos 💜

Deixe uma resposta